A unidade de negócios de engenharia da Brazil Ports and Industries Engineering tem o objetivo de desenvolver soluções e projetos integrados, estudos de viabilidade, projeto conceitual, projeto básico e projeto detalhado. Também pode trazer soluções específicas como dimensionamento de componentes mecânicos, subconjuntos eletromecânicos e mesmo conjuntos que envolvem a automação completa do equipamento. O equilíbrio entre a parte técnica, e econômico/financeira é o que se busca para manter viva nossa missão.
Estamos falando da fase de conceituação técnica do projeto. É o início da fase de desenvolvimento e criação onde levamos em consideração aspectos de mercado, técnicos e econômicos, avaliando várias alternativas e projetando de maneira conceitual e teórica as melhores alternativas, sejam elas para projetos brownfield ou greenfield. Consiste também neste trabalho conceitualizar a utilização de soluções digitais na construção do projeto.
Alguns tópicos que fazem parte são:
Definimos aqui a estratégia de suprimentos e seu cronograma de implementação. Faz parte da engenharia básica a criação de processo básico mecânico, elétrico e automação definindo a especificação técnica para a compra ou projeto dos principais ítens de sistemas e equipamentos. Nesse momento preparamos o conjunto de documentações para o início da obtenção de licenças. Estimamos nessa fase, através da valorização técnica e comercial, o montante de investimentos do projeto.
Nesta fase a BPIE, confere e reafirma de forma mais detalhada as definições e requisitos da engenharia básica e executa de modo completo e preciso o projeto definido na etapa anterior garantindo qualidade, custo e tempo programado. Através das diversas parcerias e próprio corpo técnico (especializado em mecânica, automação, elétrica, instrumentação, etc..), Brazil Ports & Industies , baseado nas melhores práticas de qualidade de gestão, apoia seus clientes nas execução de projetos complexos.